Notícia

INSS e IBGE realizarão convênio para compartilhar dados

Cooperação para compartilhamento de dados deverá ser o primeiro passo para aproximação.

Cooperação para compartilhamento de dados deverá ser o primeiro passo para aproximação do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estabelecimento de um convênio entre as entidades foi discutido em reunião entre o presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, e o presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, nesta terça-feira (26).

O convênio, que atende determinações do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que trata da política de dados abertos no Executivo, seria o primeiro passo de uma cooperação entre os institutos.

“A ideia é que as estatísticas do IBGE, a partir do cruzamento desses bancos e do refinamento dos dados, possam nos ajudar a conhecer o cidadão que recebe benefício da Previdência. Conhecendo melhor esse segurado, teremos condições de identificar prematuramente algumas situações e qualificar o seu atendimento”, disse Gadelha.

O presidente do IBGE ressaltou que o próximo passo para esse aprimoramento será o teste de novas plataformas de comunicação com o público em geral e também com o governo. “Queremos que o IBGE, que é um órgão técnico, seja cada vez mais um produtor de informação real, significativa e tratada, compreensível e útil para todos”, afirmou Castro.

A aproximação dos dois institutos se dá devido à capilaridade, relevância e proximidade de ambas as instituições com a sociedade. “São quase 500 agências locais, que capturam informação dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Estamos, assim como o INSS, há décadas, prestando serviços para o povo”, destacou Castro.

Nos próximos dias, INSS e IBGE formalizarão um grupo de trabalho que terá a missão de viabilizar o compartilhamento de dados entre os institutos. “Além de tomar a dianteira no cumprimento do disposto no Decreto dos dados abertos, essa nossa experiência também servirá de parâmetro para outros órgãos que desejarem trocar informações no futuro”, disse Castro.

Fonte: Portal Previdência Total.